Faça do capitalismo a sua boneca inflável
Aprenda a dominar o capitalismo e usufruir do máximo que ele pode te oferecer
Quando se fala em “ganhar mais dinheiro”, “como ganhar dinheiro” ou qualquer outro conteúdo semelhante o que te vem na cabeça?
Geralmente alguma dica referente ao trabalho, investimentos e economizar o pouco que você já tem.
Mas e se eu dissesse que ficar rico, tem muito mais a ver com entender as entrelinhas do capitalismo, do que aprender a investir?
Nesse modesto artigo vou te mostrar alguns fatores que podem e devem ser levados em conta quando buscamos enriquecimento.
O foco sempre vai estar na venda:
Parece básico, mas muitas pessoas ignoram. Toda e qualquer atividade na sua vida, deve ser feita pensando na venda. Desde a faculdade que você vai fazer, a empresa que você pretende abrir ou o que quiser fazer para levantar caixa.
Tudo deve ser feito pensando lá no final: na venda.
Isso singnifica pensar com cabeça de mercado e não com cabeça de produto.
Empreendedores (marketeiros e produtores de conteúdo também) pensam com cabeça de mercado. Isso significa: você dedica mais atenção em pensar na oferta e mecanismo de como aquilo vai ser vendido, do que como aquilo funciona (seja serviço ou produto) e somente depois da estrutura completa de vendas estar pronta, você otimiza o produto.
Toda venda exige uma oferta, saiba fazer ofertas boas
Um complemento ao item anterior é: aprenda a criar uma oferta exepcional e não apenas um produto exepcional.
O mundo está cheio de produtos úteis e bons, mas que não fizeram tanto sucesso por que não foi aplicado uma estratégia de marketing dele, a shopee é a prova disso.
Ao criar uma empresa, produto ou serviço deve exigir 50% de dedicação ao produto e 50% de dedicação na “embalagem” do produto.
Embalagem significa oferta:
Exemplo: um prestador de serviço de tráfego pago vai dedicar somente 50% do seu tempo fazendo a gestão de tráfego, os outros 50% será focado em fechar novos negócios e aprimorar suas técnicas de vendas.
Resolva problemas urgentes
Empreender (criar produtos, serviços e empresas) é baseado em uma única coisa: resolver problemas.
Ao entender que resolver problemas urgentes, dão mais dinheiro do que necessidades irrelevantes, você automaticamente redireciona sua energia de criação.
Coloque dinheiro do bolso dos outros
Outra máxima muito relevante, principalmente para prestadores de serviço, é ter seu foco do resultado dos seus clientes.
O seu trabalho deve primordiamente, fazer o seu cliente ter resultado financeiro.
E digo mais:
Precifique seu trabalho pelo valor financeiro que você é capaz de gerar para o seu cliente.
Faça as pessoas economizarem tempo
Depois de saúde (problemas urgentes) dinheiro (colocar dinheiro no bolso do seu ciente) a terceira coisa mais imporante é o tempo, que é o único ativo que não volta.
Então tudo que você puder fazer (serviço ou produto) que possa fazer com ques possíveis clientes economizem tempo, será de grande valor e portando mais fácil de vender.
Exemplo de prestação de serviço:
Implementação de automações de atendimento.
Aprenda a começar negócios sem recurso próprio
Na medida do possível, aprenda que nem sempre você precisa de um recurso próprio para começar um negóco (ou fazer negócios de compra e venda). Muitas vezes você pode inicar negócois com recurso de terceiros (banco, investidores, sócios e smartmoney).
Em alguns casos até se aplica o conceito de MVP, começar com o mínimo para validar a ideia (operação e oferta) e reinvetir o valor das primeiras vendas.
Em outros casos é possível trabalhar para levantar caixa rápido para que esse recurso seja usado em uma operação mais.
Automatize, delegue e terceirize
Ser um conector é uma habilidade e tanto. Entenda que ser gestor de um negócio implica em saber vender, recrutar e entregar o que prometeu. Chega um ponto em que você se torna melhor em vender do que em entregar, e esse é o ponto de criar equipe.
Isso significa ter funcionários que fazem o seu operacional enquanto você foca na venda.
Se há uma projeção de escala e uma projeção de aumento de vendas de forma estável, não há por que não contratar funcionários, delegar, aumentar a equipe ou até mesmo terceirar, mesmo que você tenha que se descapitalizar pra isso.
Att. Matheus Copini
Especialista em Capital Digital e criação de conteúdo
Aqui no Instagram eu gero conteúdo sobre capital digital Copini_Alphalife
E aqui no Youtube eu falo sobre reflexões sobre a vida. Copini_Youtube